UM GRITO POR DIREITOS!

Ato sociocultural acontecerá no dia 13 de julho
O Proame Cedeca realizará, no dia 13 de julho, o ato sociocultural chamado UM GRITO POR DIREITOS. A ação acontecerá no Museu do Trem, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min e marcará a data de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A escolha da data é justamente para sensibilizar para a urgência do cumprimento do que preconiza o Estatuto, especialmente no que se refere à violência letal/extermínio, que se apresenta como uma das piores formas de desrespeito a seres humanos em condição peculiar de crescimento e desenvolvimento.
Acreditamos que o ato é um importante momento de reflexão e mobilização pelos direitos humanos de crianças e adolescentes. Também é o espaço para marcar o exercício do protagonismo dos(as) adolescentes, que se manifesta especialmente na efetivação do direito à participação de adolescentes e jovens como ferramenta de conquista do direito à vida e de prevenção à violência letal/extermínio contra essa parcela da população. 
Considerando os estudos realizados, entendemos ser absolutamente necessário chamar a atenção para o fenômeno do extermínio de adolescentes e jovens, superando a maneira conformista e o olhar resignado do senso comum.  Como alternativa a essa realidade de violência tão presente nos dias atuais, confiamos na possibilidade de novas relações entre seres humanos, baseadas na cultura da paz e no respeito aos direitos. Também baseada na escuta do(a) outro(a) para compreendê-lo(a), na preservação do planeta, na redescoberta da solidariedade, na busca do equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, no fortalecimento da democracia e dos direitos humanos e na participação como estratégia de enfrentamento e prevenção.
Também acreditamos na disseminação da informação como forma de contribuir para a construção de caminhos para um novo amanhã. Por isso, no evento, buscaremos a disseminação de informação por meio do lançamento de uma cartilha sobre direitos humanos e participação, desenvolvida por adolescentes.
O evento contará com atrações teatrais e musicais, exposição de fotos, Cine Vagão, arte mural com varal, oficinas e apresentações culturais diversas.
O ato sociocultural é uma realização do Proame Cedeca e da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, com a parceria das Secretarias Municipais de: Cultura e Turismo de São Leopoldo, Desenvolvimento Social, Segurança e Defesa Comunitária, Educação, Direitos Humanos; Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Municipal de Adolescentes, Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente e Organizações da Sociedade Civil. O ato sociocultural conta com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), KinderNotHilfe (KNH) e Fundação Luterana de Diaconia (FLD).