Título: Tá na mesa: Sabores e Saberes Construindo Relações Igualitárias e Superando Violências!
Apoio: Fundação Luterana de Diaconia e tem duração prevista para execução de seis meses.

O projeto destinou-se à implementação de ações voltadas tanto ao fortalecimento da ação institucional bem como ao debate e formação sobre justiça de gênero junto à rede (trabalhadores/as de Organizações da Sociedade Civil e governo), grupos de mulheres e adolescentes (meninas e meninos).

As ações de fortalecimento Institucional visam realizar o processo de avaliação da caminhada, especialmente dos últimos anos do Proame e planejar o próximo triênio, considerando que a OSC vive momento de revisão de suas práticas frente ao contexto de desmonte das políticas sociais, de violações de direitos e de dificuldade financeira. Estas ações envolverão especialmente a equipe de trabalho, o Conselho Diretor e parceiros/as.

Já a atividade “Diálogos” sobre justiça de gênero prevê ações formativas sobre o tema com trabalhadores/as de OSCs, de órgãos e serviços públicos, grupos de adolescentes e grupos de mulheres e tem como propósito fortalecer o debate sobre discriminação, também presente no fazer das Organizações e Serviços e nas relações sociais.

A atividade chamada “cozinha transformadora” visa o enfrentamento e superação da cultura da violência contra a mulher, por meio do ato de cozinhar, transformando não só alimentos, mas a própria condição de mulher. Tem o intuito de desconstruir a ideia da cozinha como espaço de opressão feminina, para uma construção de empoderamento e superação a partir do fazer criativo, da aprendizagem e produção de alimentos de forma divertida, saudável e sustentável, alinhada ao debate e formação sobre pautas de direitos humanos, igualdade de gênero e superação da cultura da violência. Se direciona especialmente ao grupo de mulheres da região Leste (Feitoria) em São Leopoldo já vinculado ao Proame, mas as atividades serão ampliadas para outras mulheres por meio de parcerias.

 

plugins premium WordPress