Notícias

Direitos reprodutivos: uma história de avanços e obstáculos

09-06-22 | Sem categoria | admin |

1
2
3
4

Os direitos sexuais e reprodutivos são reconhecidos como importantes instrumentos na proteção da dignidade da pessoa humana, contribuindo para a equidade de gênero, para o direito fundamental à saúde e para a autonomia pessoal. O reconhecimento jurídico desses direitos evidencia a importância da dimensão sexual na vida dos seres humanos, principalmente para as mulheres.

Equidade de gênero: o que isso quer dizer?

O projeto Diálogos: construindo relações igualitárias e superando violências! realizado pelo Proame Cedeca, com apoio da FLD – Fundação Luterana de Diaconia, busca promover formações com adolescentes e trabalhadores/as do Sistema de Garantia de Direitos, além de ações de incidência em redes sociais, abordando os direitos sexuais e reprodutivos no enfrentamento da violência de gênero, potencializando ações de fortalecimento na promoção da dignidade humana e da igualdade e justiça de gênero.

📣Os diretos sexuais e reprodutivos favorecem o exercício da cidadania tanto na esfera pública, ao democratizar o acesso a meios contraceptivos e a educação sexual, quanto na esfera privada, ao permitir que decisões íntimas sejam tomadas com liberdade.

Fora a questão da saúde, segundo o Banco Mundial, os direitos sexuais e reprodutivos garantem um melhor controle da fertilidade das mulheres e permite que elas possam estudar por mais tempo e ter uma participação mais ativa economicamente, recebendo melhores salários. Isso significa que além de beneficiar a saúde física e mental, esses direitos colaboram para o desenvolvimento econômico e social das mulheres e, consequentemente, da sociedade como um todo.

Mas é claro que infelizmente a realidade prática difere da teoria, é preciso que políticas públicas amplas sejam feitas para prevenir violações aos direitos das mulheres, como por exemplo produção de campanhas educativas sobre direitos sexuais e reprodutivos.
Então fique com a gente se quiser saber mais.

Compartilhe nas Redes