GUIA MENINAS EM REDE: UMA CARTILHA PARA FORTALECER AS REDES DE PROTEÇÃO E APOIO CONTRA VIOLÊNCIA ONLINE

Sozinha, ninguém vai acabar com a violência de gênero na internet. Mas juntas e bem informadas é possível criar um grande movimento para transformá-la num espaço mais democrático e seguro.

No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, queremos compartilhar contigo o GUIA MENINAS EM REDE, desenvolvido pela @safernetbr em parceria com o @unicefbrasil com informações, ilustrações e atividades inspiradoras sobre redes de apoio. Todos os dias, meninas e mulheres sofrem diversos tipos de violência de gênero nos ambientes digitais. Com o distanciamento social que enfrentamos em 2020 e o aumento do tempo e da frequência com que ficamos conectados, é essencial orientar adolescentes e jovens para que saibam como identificar e como agir diante dessas situações.

O guia traz um glossário que explica os tipos mais frequentes de violências que atingem meninas e mulheres na internet e uma lista das leis vigentes no Brasil criadas para proteger vítimas de crimes digitais. Além destas seções, também tem um passo a passo para engajar as redes de apoio – família, escola, amigas – e auxiliar a identificar e ajudar meninas que passam por violências desse tipo e sugestões de atividades para mapear e conhecer as redes locais e regionais disponíveis para apoio e proteção.

O guia contém ainda um passo a passo sobre como denunciar casos de violência de gênero na internet e uma página de perguntas e respostas para facilitar a identificação de casos e para saber como agir em cada um deles.

Acesse o guia completo aqui, faça o download e compartilhe com a sua rede!

plugins premium WordPress