PROAME LANÇA CAMPANHA SOBRE CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

Iniciativa faz parte do projeto “É preciso falar: Não é drama e muito menos frescura”, apoiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdedica) que busca promover oficinas temáticas com adolescentes, além de criar espaços de escuta, autoconhecimento e valorização à vida.

🗣É preciso agir para promover a saúde mental de adolescentes e jovens!

A crise global resultante da pandemia levantou sérias preocupações sobre a saúde mental de jovens e adolescentes. A interrupção dos estudos e o isolamento social significaram um risco para a qualidade de vida e as possibilidades futuras de toda uma geração, principalmente em comunidades vulneráveis.

↪No Brasil, segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, estima-se que quase um em cada seis meninas/os entre 10 e 19 anos viva com algum transtorno mental, parcela mais exposta ao risco de automutilações, depressão e suicídio.🤯

Mas, se por um lado a pandemia agravou a situação socioeconômica, por outro ela demonstrou o papel que as conexões afetivas – com mães, pais, cuidadoras/res, amigas e amigos – representam para o fortalecimento da saúde mental da infância à juventude, assim como o impacto negativo que a pobreza e a discriminação têm sobre a felicidade e bem-estar nessa faixa etária.

Assim, a reversão desse quadro não pode depender tão somente de ações pontuais de mitigação ou prevenção, mas deve focar na promoção ativa da saúde mental por meio de intervenções sistêmicas, integrando ações na educação, saúde e assistência social.

Nessa perspectiva, o Proame Cedeca apresenta-se como um espaço para o desenvolvimento de atividades no âmbito da promoção da saúde mental, além da possibilidade de contribuir a reduzir tabus, estigmas e preconceitos em relação a problemas de saúde mental.

Nas próximas semanas vamos publicar vários conteúdos bacanas! Fica ligado!📌

plugins premium WordPress