Pelo Direito à Vida
Contra o Extremismo: Projeto Pelo Direito à Vida em São Leopoldo (RS)
Apoio: KNH
O projeto Pelo Direito à Vida, desenvolvido pelo Proame Cedeca, tem como objetivo contribuir para a redução dos índices de violência letal contra adolescentes e jovens, principalmente afrodescendentes, por meio de campanha direcionada para o tema relacionado ao crescente extermínio dessa população e fortalecendo o debate e a articulação em rede (de serviços públicos e organizações da sociedade civil) com vistas ao enfrentamento dessa realidade.
O projeto, realizado com a parceria da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e o apoio da KNH, Trensurb e Imagem Comunicação Integrada, realiza distribuição de materiais informativos, esquetes teatrais, rodas de conversa sobre o extermínio de adolescentes e jovens e atividades com o grupo do Fórum de Adolescentes de São Leopoldo.
Baixe Agora o Livro: ‘Pelo Direito à Vida’ – Uma Campanha Contra o Extremismo em São Leopoldo (RS). Acesse o link: https://proamecedeca.org.br/site/wp-content/uploads/2020/07/Anexo-sem-t%C3%ADtulo-00028.pdf
Projeto executado de agosto à novembro de 2015.
Comunidade Ativa
Fortalecendo Vozes: Projeto Comunidade Ativa em São Leopoldo (RS)
O projeto Comunidade Ativa busca garantir a efetivação dos direitos humanos de crianças e adolescentes a partir dos temas prioritários o Proame Cedeca: situação de rua, trabalho infantil, violência doméstica e sexual e extermínio de adolescentes e jovens.
A metodologia de trabalho é interdisciplinar e integral. As ações do projeto compreendem: abordagem social, oficinas socioeducativas em parceria com escolas, mobilização social, acompanhamento sociofamiliar, articulação e incidência política, pesquisa e produção teórica, capacitação de agentes sociais, denúncias de situações de violação de direitos e proposição de políticas públicas.
O projeto é realizado nas regiões Leste e Nordeste de São Leopoldo (RS), que são territórios que apresentam grande vulnerabilidade social. Com articulação em redes, fóruns e movimentos sociais, as ações de incidência política têm também alcance estadual e nacional.
O projeto Comunidade Ativa conta com o apoio da KinderNotHilfe (KNH) e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Veja o que diz o site rs.gov.br diz a respeito deste projeto: https://estado.rs.gov.br/centro-de-defesa-da-crianca-e-adolescente-apresenta-projeto-em-defesa-de-jovens-em-situacao-de-vulnerabilidade-para-a-sjdh
Projeto finalizado em outubro de 2015.
Primeiros Passos
Construindo uma Rede de Proteção em Pescaria Brava (SC): Projeto Primeiros Passos
O projeto Primeiros Passos faz parte do Programa Infância Ideal, do Instituto Camargo Corrêa e é desenvolvido no município de Pescaria Brava (SC). O objetivo é contribuir para a organização, estruturação e articulação da rede socioassistencial do município de Pescaria Brava, através de formações e assessorias aos atores do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
O projeto tem como parceiros o Instituto Camargo Corrêa, as empresas do Consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa, Aterpa M. Martins e Construbase) e a Prefeitura Municipal de Pescaria Brava, além das organizações que compõe o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente do município.
Saiba mais sobre esta iniciativa acessando https://pescariabrava.sc.gov.br/noticia-249876/
Projeto encerrado em 2015.
Potencializando Redes de Proteção
Fortalecendo laços contra a violência sexual: Iniciativa em Laguna, SC
O projeto Potencializando Redes de Proteção contra a violência sexual de crianças e adolescentes foi desenvolvido no município de Laguna (SC). O projeto é parte do Programa Infância Ideal, desenvolvido pelo Instituto Camargo Corrêa e tem como objetivo desencadear, junto à rede de proteção do município de Laguna (SC), um processo de formação, discussão e articulação da rede, com vistas à prevenção, proteção e notificação da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O projeto compreende várias ações, tendo como meta reduzir os índices de violência sexual contra crianças e adolescentes no município e tem como parceiros o Intituto Camargo Corrêa, a Prefeitura Municipal de Laguna e o Consórcio Ponte de Laguna, que compreende as empresas Camargo Corrêa, Aterpa M. Martins e Construbase, além da parceria com as organizações que compõe a rede de atendimento à crianças e adolescentes de Laguna.
Clique em https://pescariabrava.sc.gov.br/noticia-297471/ para conhecer detalhes sobre essa importante iniciativa de combate à violência sexual em Laguna (SC).
Projeto encerrado em dezembro de 2014.
Rede Informa Estabelecendo Cidadania
Conectando Comunidades: Rede Informa promove cidadania em São Leopoldo (RS)
O Proame Cedeca, com o apoio do Instituto Oi Futuro, lidera o projeto Rede Informa – Estabelecendo Cidadania, em São Leopoldo (RS), com colaboração dos parceiros KinderNotHilfe (KNH), Imdt e da Imagem Comunicação Estratégica. O objetivo principal é articular os atores sociais e a rede de proteção da criança e do adolescente, fornecendo à comunidade uma ferramenta de informação e acompanhamento dos direitos desse segmento. O projeto disponibiliza um aplicativo que mapeia a rede de atendimento, orienta sobre encaminhamentos e a atuação das organizações e instâncias competentes. Além disso, o Rede Informa busca garantir a efetivação dos Direitos Humanos de crianças, adolescentes e jovens em São Leopoldo, incluindo orientações sobre denúncias e canais de apoio disponíveis.
Projeto executado em 2015.
Apoio – Instituto Oi Futuro
Parceiros – KinderNotHilfe (KNH), Imdt e da Imagem Comunicação Estratégica.
Objetivo – O projeto propõe articular os atores sociais e a rede de proteção da criança e do adolescente, ao mesmo tempo em que proporciona para a comunidade mais um instrumento de informação e acompanhamento no que se refere aos direitos deste segmento.
Abrangência – São Leopoldo (RS)
O Proame Cedeca, com o apoio do Instituto Oi Futuro, desenvolve o projeto Rede Informa – Estabelecendo Cidadania, no município de São Leopoldo (RS). O projeto propõe articular os atores sociais e a rede de proteção da criança e do adolescente, ao mesmo tempo em que proporciona para a comunidade mais um instrumento de informação e acompanhamento no que se refere aos direitos deste segmento. Para isso, um aplicativo foi disponibilizado para as organizações sociais e para as pessoas, com o mapeamento da rede de atendimento, as possibilidades de encaminhamentos e de atuação de cada organização e instância competente. Com isso, a instituição pretende trabalhar pela garantia da efetivação de Direitos Humanos de crianças, adolescentes e jovens.
O Rede Informa também indica caminhos para denúncias.
Veja abaixo:
Além do Disque 100, sua denúncia poderá ser encaminhada ao Conselho Tutelar do Município, à Promotoria de Justiça e à Delegacia de Polícia local, ou Federal.
Disque 100 – O Serviço do Disque Denúncia Nacional de Maus Tratos, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Em ligações do Disque 100, o usuário pode denunciar violências contra crianças e adolescentes, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
O serviço funciona diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados.
A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.
Como agir? – Efetuar a ligação de qualquer telefone no território nacional e narrar o fato que tem conhecimento e originou a denúncia, informando dados importantes como o endereço onde ocorre a violação, para que possa ser investigada.
Exemplo: maus tratos contra criança, por alguém no endereço tal, rua tal, número tal, bairro e cidade.
Por e-mail, poderá acessar: www.disque100.gov.br
A ligação é gratuita.
Estes dois endereços, também, recebem denúncia sobre pornografia na internet.
Ligação internacional, para quem estiver fora do Brasil: +55 61 3212.8400.
Conselhos Tutelares – Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.
A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, pela investigação, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.
a) A denúncia poderá ser feita pelos telefones: Conselho Tutelar Centro: (51) 3592-9599 e (51)89246360, Conselho Tutelar Zona Norte: (51) 35881759 e (51) 89247303;
b) Ou diretamente no endereço dos dois Conselhos Tutelares: Rua Adão Hoeffel, 59 – Bairro Rio dos Sinos.
Horário de Funcionamento: segundas às quintas: das 8h30min às 17 horas. Sexta: das 13h às 17 horas.
Ministério Público:
c) Acesso Pessoal: Indo diretamente à Promotoria da Infância – Avenida Unisinos, 89 – Padre Réus – CEP: – 93022000 – em São Leopoldo (perto da Estação Unisinos);
d) Por telefone: (51) 35929377 (principal);
Ou (51) 35893508 (51) 35910249 (51) 35910250 (51) 35910251 (51) 35903532 – Fórum – (51) 35901299- Fórum – (51) 35903533 – Fórum – (51) 35901489 – Fórum – (51) 35902460 – Fórum.
e) Correspondência/email: mpsleopoldo@mp.rs.gov.br.
f) Ouvidoria do Ministério Público: acesso contendo as instruções sobre denúncias ao Ministério Público. Endereço: (http://www.pgr.mpf.mp.br/para-o-cidadao/ouvidoria).
Delegacias de Polícia:
a) 1ª DP / São Leopoldo / 3ª DPRM/DPM
Rua Pándia Calógeras, 156
Bairro Cristo Rei – São Leopoldo
Telefones: (51) 3591.3333 – 3591.3334
b) 2ª DP / São Leopoldo / 3ª DPRM/DPM
Av. Atalibius Taurino Rezende, 829
Bairro Scharlau – São Leopoldo
Telefones: (51) 3568.2455 – 3568.6145;
c) 3ª DP / São Leopoldo / 3ª DPRM/DPM
Av. Feitoria, 1592
Bairro Pinheiros – São Leopoldo
Telefones: (51) 3590.4535 – 3575.2343.
Outros telefones e endereço úteis:
Corpo de Bombeiros
Avenida João Corrêa, 120, Centro – São Leopoldo / RS – 93020-690.
Centro POP (Centro de referência Especializado para a população Adulta em situação de rua)
Tel. (51) 35685291
Avenida Caxias do Sul, 194 – Bairro Rio dos Sinos.
Banco Municipal do Agasalho (BMA)
Avenida Dom João Becker, 271 – junto ao Ginásio Municipal Celso Morbach – sala 12 – Centro.
Telefone: 3575 1744
Polícia Militar – 190
Polícia Rodoviária Federal – 191
Polícia Federal: DCS@DPF.GOV.BR