• (51) 3592-4553
  • (51) 99345-5544
  • proame@proamecedeca.org.br
Logo 2

No âmbito do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, há uma profunda satisfação em poder promover ações que não apenas previnem, mas também protegem crianças e adolescentes. Este trabalho não se limita a um dever institucional, mas é vivido como uma missão de garantir um futuro seguro e saudável para as gerações mais jovens.

Atuar na prevenção é agir de maneira proativa, antecipando-se aos problemas que possam comprometer o desenvolvimento integral das crianças e dos/das adolescentes. É investir em educação, orientação familiar, e políticas públicas que fortaleçam os vínculos sociais e ofereçam oportunidades para um crescimento saudável e seguro. É um compromisso diário de monitorar e intervir precocemente em situações de risco, para que nenhum direito seja violado e nenhum potencial seja perdido.

Além da prevenção, a proteção é o alicerce que sustenta nosso trabalho. É agir com prontidão e eficiência diante de casos de violência, abuso, negligência ou qualquer forma de exploração que ameace o bem-estar das crianças e adolescentes. É ser um porto seguro, onde podem encontrar acolhimento, escuta qualificada e medidas efetivas para restabelecer sua dignidade e direitos.

O prazer em trabalhar nesse contexto reside na transformação positiva de reascender os sonhos de cada criança e adolescente. É gratificante ver sorrisos substituírem lágrimas, confiança crescer onde antes havia medo, e potenciais florescerem quando são dadas condições adequadas para o seu desenvolvimento. Cada vitória, por menor que seja, é uma conquista coletiva que fortalece nosso compromisso e reafirma a relevância do nosso trabalho.

Portanto, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente não apenas cumpre um papel institucional, mas é um agente de mudança e esperança. É onde o cuidado e a justiça se encontram para construir um futuro mais justo e igualitário para as próximas gerações. Nossa missão é inspirar e capacitar não apenas as crianças e adolescentes, mas toda a comunidade, para que juntos possamos construir uma sociedade onde todos possam viver com dignidade e segurança.

Design: www.freepik.com

Cartilha de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes

A cartilha Acolhimento institucional de Crianças e adolescentes: o papel da rede intersetorial no amparo e na violação de direitos humanos é resultado de 17 meses de pesquisa acerca da situação da rede de serviços que envolve o acolhimento institucional de crianças e adolescentes no município de São Leopoldo. O estudo surgiu a partir do projeto “Fortalecimento da convivência familiar e comunitária x Institucionalização do atendimento a crianças e adolescentes”.

Desvelando Percepções de uma Realidade – O Extermínio de Adolescentes e Jovens

Existem coisas que a gente não quer saber. A vida é complicada demais; por que complicar mais ainda? Não é problema meu. Não afeta minha família, nem meus amigos e minhas amigas. Este livro fala de uma dessas coisas. Uma coisa que dizemos que não nos afeta, mas nos enganamos. Por que tantos/as adolescentes e jovens estão morrendo, morrendo violentamente? Não é verdade que pessoas entre 12 e 25 anos de idade por “natureza” se envolvem com ações perigosas? É o tempo da vida para testar os limites. Continue a leitura clicando em Saiba Mais.

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

É com muita honra que recebemos o convite de apresentar o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de São Leopoldo 2021-2030. Trata-se do primeiro PDDHCA de São Leopoldo e este expressa, e reforça, a prioridade que o Governo de São Leopoldo confere à Garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do município, seja na execução de ações intersetoriais de prevenção junto aos territórios, seja no atendimento especializado às violações de direitos que este segmento apresenta.

Diagnóstico Sócioterritorial do Municípioo de São Leopoldo

Este Diagnóstico apresenta indicadores sociais referentes à realidade socioeconômica de crianças e adolescentes de São Leopoldo nos últimos 10 anos e oferece informações sobre as políticas públicas e os equipamentos públicos de atendimento, proteção e garantia dos direitos do público infanto-juvenil do município de São Leopoldo. Além dos dados quantitativos, elabora análises iniciais dos dados, visando a uma contribuição mais efetiva e eficiente na construção de políticas, ações e projetos direcionados para crianças e adolescentes no município.