AGOSTO LILÁS: Enfrentamento à violência contra as mulheres foi tema do 50º podcast do Proame/Cedeca

O mês de agosto marca o Agosto Lilás — uma campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Em 2024, os dados foram alarmantes: o Brasil registrou 1.492 feminicídios em 12 meses, e mais de 21,4 milhões de mulheres com 16 anos ou mais sofreram algum tipo de violência.
Para discutir esse cenário e reforçar a importância de ações efetivas, o 50º episódio do podcast do Proame/Cedeca foi ao ar nesta sexta-feira (1º), com o programa SEXTOU 16 HORAS. A convidada foi Patrícia Oliveira, coordenadora do Centro Jacobina.
Durante a entrevista, Patrícia destacou o crescimento no número de atendimentos realizados pela instituição. “De janeiro a julho realizamos 2.589 atendimentos. No mesmo período do ano passado foram 1.800. Isso mostra um aumento significativo, que reflete tanto as consequências da pandemia quanto das enchentes que afetaram a região”, explicou.
Ela também relatou casos chocantes de violência de longa duração, como o de uma senhora que sofre agressões há mais de 50 anos. “Esses casos mostram que precisamos continuar atentos e ativos”, afirmou.
Patrícia adiantou ainda que a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres está organizando um grande seminário para o dia 14 de agosto, na Unisinos, com início às 8h e encerramento às 21h. O evento será dividido em três turnos, com palestras e debates sobre diversos temas relacionados à violência de gênero.
A apresentação do programa ficou por conta do jornalista Juliano Palinha, com participação de Andressa Schmitt e Vanezza Troleiz. Ao longo do episódio, outros aspectos da campanha Agosto Lilás também foram abordados.
Ouça abaixo o programa completo